segunda-feira, 18 de abril de 2011

O fotógrafo do hip-hop

Lembram se desta imagem? É a capa de Flesh Of My Flesh Blood Of My Blood, o álbum de 1998 de DMX.

Eu ainda me lembro muito bem. Quando o álbum foi lançado eu ainda andava na escola secundária e a minha professora de matemática, que era muito religiosa, achava isto satânico e que nós não devíamos ouvir a musica de DMX. Mal ela sabia que nos seus álbuns DMX rezava, e que alguns anos mais tarde se tornaria num pastor de igreja. E que a ideia do sangue não tinha sido sua, mas sim de Jonathan Mannion, o fotógrafo do hip-hop.

Jonathan Mannion é o homem, no que diz respeito a fotos no hip-hop. Já fez fotos para vários rappers e outros artistas da industria, artistas old school como Grand Master Flash ou new school como Drake.

Jonathan Mannion atingiu notoriedade quando em 1996 foi chamado para fazer as fotos para o álbum de Jay-Z do mesmo ano Reasonable Doubt, dai em diante fez fotos para mais quatro álbuns de Jay-Z, até 1999.

Mannion assistiu em primeira mão a ascensão do hip-hop, de um movimento underground no principio dos anos 90, ao fenómeno da cultura pop que é hoje.

Hoje Mannion também faz vídeos, começou por trabalhar com rappers norte-americanos e já trabalha com artistas internacionais, como é o caso do rapper francês Afrodiziak.

Este ano Mannion foi convidado a participar no Back In The Days, um festival anual de hip-hop sobre fotografia, musica, graffiti dos anos 80 e 90, os anos dourados do hip-hop. Este festival já vai no seu quinto ano e decorre na França. No dia 27 de Março Mannion juntou-se a outros artistas na La Bellevilloise, Paris.

Estes vídeos promocionais do festival mostram Mannion contando as suas experiências como fotógrafo de hip-hop. Ele também fala um bocado sobre as sessões fotográficas com vários artistas, de Diddy a DMX, dos Hot Boys a Roc-A-Fella.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...