Mathambo é mais um exemplo da criatividade e variedade musical que existe na África do Sul. Já lá se vão os tempos da pantsula, do khwela, da Brenda Fassie e do Chico, mas já nessa altura podia se ver a direção criativa e artística da musica feita nos townships sul africanos: a conquista global.
Na África do Sul esta forma de expressão cultural, como muitas outras sempre esteve associada ao apartheid. Tal como funk Brasileiro ou o kuduro em Angola, esta musica é resultado da injustiça social que os que a fazem vivem ou viveram, desta forma publicamente criticam o sistema e divulgam aspectos das suas vidas enquanto fazem música.
Mas como o apartheid é um caso único eu diria que a musica sul africana é única e especial na sua ampla variedade, é também o reflexo da explosão cultural que é o resultado desta junção de varias pessoas vindas de diversos pontos do interior do pais e de outros pontos fora do pais a procura de uma vida melhor nas grandes cidades sul-africanas. O que mais me fascina é como esta musica tem evoluído em varias direções, do hip-hop a musica eletrónica.
Mathambo que é Dj, produtor e compositor, já tem uma legião de seguidores na Europa e América, e este numero tende a crescer. Notamos na sua musica a mistura de sons que é resultado destas forças culturais que se vive na África do sul, e ele muito bem mistura estas forças com sons eletronocos e ao vivo é algo único. Levou-me de volta aos meus dias passados naquele pais.
http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/pos-apartheid-pos-house-isto-e-spoek-mathambo
Sem comentários:
Enviar um comentário