segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lupe vs. L.A.S.E.R.S.

Depois de tanto tempo a espera, e de tanta controvérsia em volta do álbum, L.A.S.E.R.S., o terceiro álbum de Lupe Fiasco é lançado.

Este é até agora o álbum mais antecipado de Lupe e para o desapontamento de muitos o mais comercial. De acordo com a Nielsen este é o álbum de Lupe que mais rápido vendeu ate agora, só na primeira semana o álbum vendeu 204,200 unidades.

Semanas antes do lançamento oficial, L.A.S.E.R.S. sofreu uma fuga e foi parar na net, despertando vários comentários no seio dos fãs de Lupe, comentários negativos na sua maior parte, como: "Lupe vendeu a alma para a label, é um rapper comercial.

A verdade é que o álbum esta cheio de músicas comerciais, do tipo dance, o que para o desapontamento de muitos passou a ser algo comum no hip-hop.

No estado em que a industria se encontra é fácil para mim compreender a posição de Lupe. Existem muitos "rappers" que não são tão criativos nem tão inovadores e ao mesmo tempo reals, a alcançarem altos níveis de sucesso em tão pouco tempo, os piratas da industria.

Esta vaga de pirataria transcende a idade, se é East, West ou South,ou os anos de actividade no hip-hop, a lista é tão grande que nem os vou mencionar. Também temos rappers como 50 Cent a trabalhar com David Guetta, ou Kid Cudi a prometer um álbum só de musica rock.

Não quero que confundam isto com a evolução do hip-hop. Porque como qualquer outra sub-cultura o hip-hop também está a evoluir, mas de certeza que não é para isto que estamos a caminhar.

Isto é só uma vaga passageira, espero eu. E no caso de Lupe cheira-me a pressão da label, coisa que também tornou-se comum no hip-hop: labels dizerem aos rappers que musica fazer.

A intenção de equilibrar inovação com influencias classificas do rap é algo cada vez mais difícil de se fazer. Seja como for rappers como Lupe sempre conseguiram apresentar este equilíbrio no seu trabalho.

Este equilíbrio é fundamental para a evolução do hip-hop, e existem rappers, tanto novos como antigos que são um bom exemplo de evolução com equilíbrio. Isto é algo bom de se ver e ouvir.

Lupe que é uma mistura de Kanye West,Pharrell Williams e Q Tip com Gil Scott-Heron, é um dos novos rappers que nos mostra esse equilíbrio. Isto está evidente nos seus dois primeiros álbuns: Food & Liquor de 2006 e The Cool de 2007.

Também podemos notar esta evolução em álbuns como o de Q Tip de 2008 The Renaissance, ou no Teflon Don, de Rick Ross.

E acho que muitos pensam como eu: Que desde que hajam bandas como os The Roots, ou rappers como Nas, os Slum Village, Reakwon ou B.O.B. Os Will.i.ams, os Soulja Boys e os Gucci Mains da industria não nos incomodam.

Só que ver esta vaga influenciar a nossa querida nata do hip-hop, como vimos em L.A.S.E.R.S. é um bocado assustador.

Espero que com isto tudo Lupe e a sua label tenham aprendido algo, e que no próximo álbum nos tragam de volta o Lupe de "American Terrorist".

3 comentários:

  1. Kmé nigga, quer dizer o nigga faz um álbum com uma sonoridade ligeiramente diferente é comercial??? mas então onde fica o conteúdo lírico??? porque a meu ver continua a estar lá e mais maduro até.Não acho que seja o seu melhor trabalho dentro dos 3 que já nos apresentou, mas não acho que se tenha vendido nem nada disso.

    ResponderEliminar
  2. @ anónimo. Quanto a sonoridade o álbum tá muito diferente dos anteriores, e não ligeiramente. A musica de Lupe sempre teve uma sonoridade diferente da maioria, mas neste álbum ele aproximou-se muito da maioria, com musicas como "Brake The Chain".

    E quanto ao conteúdo lírico, as mensagens a Lupe estão presentes no álbum, só que em quantidade inferior aos álbuns anteriores, temos musicas como "Words I never Said", que é uma musica a Lupe.

    O termo comercial neste contesto refere ao facto de Lupe conter neste álbum musicas que podiam ser da Katy Perry, ou Black Eyed Peas e não fazia diferença, é o que esta a vender.

    E se leres melhor o post vês que o meu ponto é que tudo isto é pressão da label, e não que Lupe tenha se vendido. Muitas das musicas no álbum foram forçadas pela label, por isso o atraso no lançamento, ele queria algo e a label queria algo diferente, e no final vemos que a label ganhou.

    ResponderEliminar
  3. Check this out

    http://www.xxlmag.com/features/2011/05/lupe-fiasco-speaks-on-lasers-xxldouble-clicks/2/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...