quinta-feira, 26 de março de 2015

O Designer


Tinker Haven Hatfield, Jr. é o nome meus amigos. Este é o verdadeiro criador, e para mim a segunda razão para o sucesso dos Jordans, o designer de todos os modelos emblemáticos, menos os Jordan I e II. Porque para mim os Jordans que contam são dos I aos XV, o resto é BS.

Arquitecto de formação, Tinker teve uma juventude muito activa, e como Jordan, foi um grande atleta, na escola jogou basquete, futebol Americano, fez atletismo, e enquanto na faculdade o seu treinador de atletismo foi um dos fundadores da Nike, Bill Bowerman.

É engraçado que muito antes de eu saber deste facto, eu já dizia que os meus Jordans preferidos são dos I aos XV, e sinceramente falando não gosto muito dos II, e só muito tempo depois é que apercebi-me que isso tem a ver com o designer, todos Jordans desenhados por Tinker seguem a mesma linha, é como se estivéssemos a olhar para irmãos, não tem a mesma cara mas nota-se as semelhanças.

Os Jordan I, desenhados por Peter Moore não tem nada de diferente a não ser o símbolo da Jordan, o resto é tudo Nike Air Force I com uma sola menos grossa e ligeiras mudanças no topo, os II já representam uma mudança no modelo Jordan, é quando a Nike decide investir mais, depois do sucesso dos I. Os II foram inicialmente produzidos na Itália, o que associou aos ténis aquela qualidade e historia por de traz da industria do calçado Italiana.

Jordans III, é aqui que a longa e linda historia de Jordan vs Tinker começa. depois dos Jordans I e II Jordan estava decidido a deixar a Nike, mas mudou de ideias, e há quem diga que parte da decisão deve-se ao design dos III. É neles que passamos a conhecer o símbolo Jumpman, o sistema de ar é posto a vista, com os Jordans III a Nike aposta fortemente na publicidade, direccionada a cultura pop, com a ajuda de Spike Lee. Estes são considerados os Jordans preferidos do próprio G.O.A.T.

Depois dos III foi tudo perfeito em termos de design e isso acabou coincidentemente nos Jordans XV, que foram os últimos desenhados por Tinker, mas Tinker ainda participou em alguns designes depois disso, os XX, os XXIII, e XXVIII. Tinker também é responsável pelos clássicos Air Max 1, e os Max 90.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...