sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Padrinho



O poeta, músico e padrinho do rap Gil Scott-Heron faleceu aos 62 anos de idade, na sexta-feira 27 de Maio, na sua casa em Nova Iorque. Scott-Heron que é responsável por vários êxitos musicais como "The Revolution Will Not Be Televised", é também um dos músicos com mais samples usados no hip-hop, mais notavelmente por Kanye West. E no seu ultimo álbum Gil inverteu o processo, usando ele sample de "Flashing Lights" de Kanye West, do álbum Graduation de 2007.

O mundo da música perdeu assim um dos seus melhores e influentes músicos. O impacto de Scott-Heron em vários géneros de musica como o hip-hop e o R&B não pode ser ignorado, Gil é um verdadeiro icon da musica negra. Depois de ter sido encarcerado e da longa batalha com as drogas nos anos 2000 ele conseguiu uma impressionante volta a música com o seu álbum de 2010 I´m New Here, seguido da colaboração com Jamie xx We´re New Here no principio deste ano.

Para mim Gil é um daqueles músicos que temos de ver ao vivo se tivermos a oportunidade de viver na mesma altura que eles. E quando em 17 Maio 2010 a oportunidade apareceu não a deixei passar, fui com uns amigos a Aula Magna para ver o padrinho do hip-hop. Hoje posso dizer que apesar de estar muito triste com a morte de Gil Scott-Heron, o facto de ter visto este icon da musica ao vivo me deixa feliz.



R.I.P. Gil Scott-Heron

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...